MALAS PRONTAS E CARRO REVISADO
Com as férias de julho aumentam os índices de acidentes nas estradas e de veículos quebrados por falta de manutenção. Para evitar contratempos e garantir o perfeito funcionamento do seu carro, é fundamental realizar uma verificação preventiva dos principais itens de segurança, com destaque para o conjunto da suspensão.
Sendo o amortecedor um dos principais itens de segurança veicular, seu desgaste ou mau funcionamento prejudica o desempenho direcional do carro. A peça controla a movimentação das molas da suspensão e mantém os pneus em contato permanente com o solo, proporcionando estabilidade, segurança, conforto e boa dirigibilidade.
Outro ponto crítico é o excesso de trepidações, o que torna a viagem muito desconfortável. O amortecedor com apenas 50% de eficiência também pode aumentar em 26% o cansaço do motorista, elevando consideravelmente os riscos. Além disso, durante uma viagem as oscilações do feixe de luz do farol podem ofuscar a visão do condutor que trafega na via contrária.
Aliado aos riscos de acidentes, a falta de revisão pode representar custos extras na manutenção. A recomendação é realizar a revisão dos amortecedores no máximo a cada 10.000 quilômetros ou quando você perceber qualquer problema na suspensão ou, ainda, conforme as especificações do fabricante.
Cuide bem da manutenção do seu carro e aproveite as férias de julho com muita segurança!
Professor Juliano Caretta, Coordenador de Centro de Treinamento e Desenvolvimento Monroe.
Você tem dúvidas sobre esse assunto?
Envie-nos através do formulário abaixo que o Prof. Juliano vai responder.