REVISE O ESCAPAMENTO
O sistema de escapamento, normalmente, só é lembrado quando produz barulho ou quando partes dele começam a cair. Para mudar essa rotina, o recomendável é realizar uma verificação preventiva, no máximo a cada três meses ou 20 mil quilômetros.
O escapamento tem a função de eliminar e filtrar os gases gerados após a combustão nos cilindros, reduzindo a poluição. Atualmente, a má qualidade dos combustíveis tem reduzido drasticamente a vida útil dos sistemas de escapamentos, portanto abasteça somente em postos de sua confiança.
Para aumentar a durabilidade do sistema, verifique os fixadores e abraçadeiras, faça revisões sempre que possível, tenha cuidado ao passar por lombadas e obstáculos e nunca faça o veículo pegar no tranco, pois o combustível que não foi queimado pode permanecer dentro do escapamento.
O Código de Trânsito Brasileiro define penalidades ao motorista que transitar com o escapamento do carro irregular. Essa prática gera infração grave, que resulta na perda de 5 pontos na Carteira de Habilitação, pagamento de multa e retenção do veículo.
Você tem dúvidas sobre esse assunto?
Envie-nos através do formulário abaixo que o Prof. Juliano vai responder.