Dicas

Você sabe o que é Triângulo da Segurança?

Triângulo da Segurança

Para quem ainda não conhece o “Triângulo da Segurança”, saiba que uma dirigibilidade eficaz e segura requer uma verificação constante dos amortecedores, pneus e freios, componentes que formam o triângulo.

Normalmente a troca de pneus está baseada no desgaste excessivo, ou seja, quando popularmente dizemos que eles estão “carecas”. São desgastes bem visíveis, facilitando o entendimento dos motoristas. Já os freios sofrem pelos desgastes das pastilhas, discos ou lonas, dependendo do sistema que o veículo possui. Para identificar a condição de uso do conjunto de frenagem basta perceber se o pedal afunda excessivamente, se o carro demora a parar ou ainda se possui algum barulho anormal.

Diferente dos pneus e freios, os amortecedores são os componentes que exigem uma atenção maior na avaliação. Sua localização dificulta muitas vezes uma inspeção visual e, em muitos casos, o motorista se acostuma com a dirigibilidade do veículo durante o desgaste das peças. Resumindo: o condutor nunca sabe a hora certa de substituir os amortecedores.

Balanços excessivos ao rodar por um pavimento irregular, aumento na distância de frenagem, derrapagens - principalmente nas curvas -, perda de controle direcional, desconforto ao dirigir e barulhos na suspensão são alguns sinais de amortecedores desgastados. 

Para evitar tais problemas, a principal recomendação é revisar preventivamente a suspensão do veículo a cada 10 mil quilômetros aproximadamente, quando o motorista notar qualquer anormalidade na direção ou ainda conforme a orientação da montadora.

 

 
Professor Juliano Caretta, Coordenador de Centro de Treinamento e Desenvolvimento Monroe.

Você tem dúvidas sobre esse assunto?

Envie-nos através do formulário abaixo que o Prof. Juliano vai responder.